Como ele passou em 1º no TCU: aprovado revela rotina e truques de estudo

O brasiliense Lucas Marques Vilela, de 28 anos, conquistou o primeiro lugar no concurso público do Tribunal de Contas da União (TCU) para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo. Organizado pelo Cebraspe, o certame ofereceu 40 vagas e salário inicial de R$ 15.128,26. Vilela alcançou 118 pontos de um total de 120 possíveis, errando apenas uma questão na prova objetiva em formato “certo ou errado”. Com informações do Correio Braziliense.
Formado em engenharia aeroespacial pela UnB, Vilela iniciou os estudos para concursos em 2023 e já participou de mais de 10 certames. Também foi aprovado no cadastro reserva da Agência Nacional de Mineração (ANM). Para o concurso do TCU, começou a preparação antes do edital, mantendo cronograma intenso de revisões, simulados e resolução de questões anteriores da banca. Após a publicação do edital, passou a estudar 40 horas semanais.
O candidato destacou que a prática de resolver muitas questões foi decisiva para o desempenho. Durante os 70 dias que antecederam a prova, concentrou-se exclusivamente no Cebraspe. Vilela ainda ressaltou que reduzir o uso de redes sociais e manter a rotina de musculação ajudaram a controlar a ansiedade e o estresse da preparação, fatores que, segundo ele, foram fundamentais para conquistar a aprovação em primeiro lugar.