Como Faustão, 386 pacientes esperam transplante de coração no Brasil

A fila de transplante de órgãos no Brasil tem mais de 65 mil pessoas, segundo o Ministério da Saúde. O número é um dos maiores dos últimos 25 anos.
Desse total, 386 estão à espera de um coração, conforme a última atualização no site do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), feita na última quarta-feira (16).
O apresentador Fausto Silva se juntará a essas pessoas que aguardam na fila. No domingo (20), após passar duas semanas internado por insuficiência cardíaca, o quadro dele se agravou e o hospital anunciou que ele precisará de um transplante de coração.
Apesar de a fila por um coração ser menor, a situação é mais delicada porque envolve muitos detalhes. O órgão é essencial para a vida e cada ser humano possui apenas um.
No caso do transplante de rim, por exemplo, são quase 37 mil pessoas aguardando na fila, mas conseguir um doador pode ser mais fácil já que o corpo tem dois rins e é possível viver com apenas um.
Outro fator importante para o transplante de coração é que a doação só pode ocorrer a partir da morte cerebral de outra pessoa, além de envolver outros fatores como peso, altura e tipo sanguíneo.
Existe apenas uma lista de transplantes no país, gerida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de responsabilidade do Ministério da Saúde. Todas as pessoas que precisam de uma doação entram nessa mesma fila. No Brasil, é crime vender ou comprar órgãos humanos.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link