Apoie o DCM

Como funciona a lareira ecológica e como evitar o acidente que feriu o ex-zagueiro Lúcio

O ex-jogador Lúcio e um modelo de lareira ecológico. Fotomontagem: Reprodução/Internet

A explosão de uma lareira ecológica que feriu o ex-zagueiro Lúcio, reacendeu o alerta sobre os riscos associados ao uso do equipamento, cada vez mais presente em residências brasileiras. Também chamadas de biolareiras ou lareiras a álcool, elas funcionam por meio da queima de etanol e dispensam chaminé, o que as torna práticas e visualmente atrativas. No entanto, exigem cuidados rigorosos, especialmente durante o reabastecimento do combustível.

O Corpo de Bombeiros recomenda que o álcool nunca seja reposto com a chama acesa ou com o aparelho ainda quente, devendo-se aguardar ao menos 30 a 40 minutos para o resfriamento completo. Além disso, a lareira deve ser mantida afastada de objetos inflamáveis, em local ventilado e fora do alcance de crianças e animais. Acidentes com queimaduras, explosões e até incêndios podem ocorrer em caso de uso inadequado.

O capitão da seleção brasileira na conquista da Copa do Mundo de 2002 sofreu queimaduras, após a explosão de uma lareira ecológica em casa, no Distrito Federal. Está internado desde a última quinta-feira (15), no Hospital Brasília e segundo sua esposa, a dentista Marília Forgiarini, o acidente aconteceu enquanto manuseavam o equipamento.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line