Como música de filho de Tom Hanks virou lema supremacista nos EUA

A expressão “White Boy Summer” (“Verão do Garoto Branco” em tradução livre), que dá título à música de Chet “Hanx”, filho do ator Tom Hanks, está sendo utilizada por grupos supremacistas brancos como um slogan de ódio nas redes sociais.
A frase, lançada em 2021, foi rapidamente adotada por extremistas online para promover racismo, violência e recrutamento de novos membros. De acordo com o Projeto Global Contra o Ódio e o Extremismo, mensagens com a expressão se espalham em plataformas como Telegram e até em eventos políticos.
Esses grupos pregam a suposta superioridade da raça branca heterossexual e visam incitar a violência contra minorias, como imigrantes, negros, mulheres e a comunidade LGBTQIA+.
Apesar da música de Chet Hanks não ter conotações racistas explícitas, o uso da frase por extremistas demonstra como símbolos podem ser distorcidos para disseminar ódio. “Extremistas estão machucando pessoas em todo o mundo em nome desse movimento”, alertou Wendy Via, cofundadora do Projeto Global Contra o Ódio e o Extremismo.
Ouça a música que deu origem à expressão supremacista:
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link