Apoie o DCM

Como renovar sua CNH digital de graça e automaticamente em 2026

Carteira Nacional de Habilitação (CNH). — Foto: Crystofher Andrade/g1

A partir de 2026, as novas regras para a renovação da CNH trazem a possibilidade de renovação automática e gratuita para motoristas considerados “bons condutores”. Para ser elegível, o motorista precisa não ter cometido infrações nos últimos 12 meses, estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), e não ter pontos registrados na CNH. A renovação automática está disponível apenas para a versão digital da CNH, e a solicitação pode ser feita facilmente pelo aplicativo CNH Brasil.

Para fazer a adesão ao RNPC e garantir a renovação automática, o motorista deve acessar o aplicativo CNH Brasil, selecionar a opção “Condutor” e autorizar a participação no Cadastro Positivo. Vale lembrar que, se o condutor também desejar a CNH física, ele precisará fazer a solicitação separadamente, o que envolve uma taxa adicional dependendo do estado. Em São Paulo, por exemplo, o custo para a emissão da CNH física é de R$ 122,17.

As novas regras ainda indicam que motoristas com mais de 50 anos podem renovar automaticamente a CNH apenas uma vez. Porém, a renovação automática não é válida para condutores com 70 anos ou mais, nem para aqueles que têm a validade reduzida por questões de saúde, como doenças progressivas. Além disso, a renovação automática não vale para motoristas com restrição médica.

A medida também trouxe outras mudanças significativas no processo de obtenção da CNH, como a eliminação da obrigatoriedade das aulas em autoescola e a redução da carga de aulas práticas.