Apoie o DCM

Como será o processo de substituição de Moro na Justiça Federal

Moro, assim como já havia feito na entrevista à Globo, recebeu IstoÉ no gabinete da Justiça Federal, apesar de estar em férias

O site Poder 360 publicou artigo sobre como será a nomeação de Sergio Moro na 13a. Vara da Justiça Federal, interinamente respondida por Gabriela Hardt. Segundo o texto, o juiz que ocupará a vaga deixada pelo futuro ministro da Justiça será escolhido por meio de concurso. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região lançará um edital após a publicação da exoneração do juiz federal no Diário Oficial da União, que deve acontecer nesta segunda-feira.

Os juízes federais que desejarem concorrer à vaga terão dez dias para se inscrever. O processo de seleção deve durar cerca de um mês e o candidato será escolhido de acordo com o critério da antiguidade.

Nesses casos, 1º leva-se em consideração o tempo no cargo de juiz federal na 4ª Região, que abrange os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Depois, a longevidade no exercício no cargo de juiz federal substituto na 4ª Região. Por fim, o critério de classificação no concurso público.

A juíza substituta da 13ª Vara, Gabriela Hardt ocupa a vaga deixada por Moro interinamente. Na última 4ª feira (14.nov), a magistrada interrogou o ex-presidente Lula, preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

Gabriela Hardt já emitiu sinais de que tem pressa para condenar Lula. Ela tem dois processos de Lula sob sua autoridade. Além do caso do sítio, o do terreno que nunca foi do Instituto Lula. Sobre o sítio, pediu aos advogados de defesa e ao Ministério Público pressa na formulação dos pedidos finais do processo. Há quem diga que ela quer sentenciar o ex-presidente ainda este ano.