Como streamer russo impulsionou invasões de campo na final da Champions

Ainda nos primeiros minutos da final da Champions League entre Borussia Dortmund e Real Madrid, o jogo ficou parado por conta de três torcedores que invadiram o gramado do estádio de Wembley, em Londres, no sábado (1°). Os invasores, que usavam camisetas com o nome “Mellstroy”, entraram em campo logo no primeiro minuto da partida, driblando o esquema de segurança.
Um dos invasores chegou a tirar uma selfie com o brasileiro Vini Jr., jogador do Real Madrid, antes de ser detido. A invasão foi um desafio proposto pelo streamer russo Andrey Burim, conhecido como “Mellstroy”, que prometeu 300 mil libras (cerca de R$ 2 milhões) para quem conseguisse entrar no campo usando uma camiseta com seu nome.
Mellstroy, de 25 anos, é um influenciador russo com milhões de seguidores no Instagram e TikTok. Conhecido por transmitir jogos como Minecraft e CS:GO desde 2015, ele foi banido de plataformas como Twitch e Facebook devido a controvérsias envolvendo menores de idade e atos de violência.
Em 2017, foi denunciado e enfrentou pena de prisão. Três anos depois, durante uma live no YouTube, agrediu a modelo Alena Efremova, resultando em graves lesões. Esse incidente levou ao bloqueio de suas contas nas redes sociais. Atualmente, Mellstroy usa a plataforma de streaming Kick para suas transmissões, após ser banido de outras grandes plataformas.