Como um eclipse no Ceará comprovou teoria de Albert Einstein

A cidade de Sobral, localizada no interior do Ceará, contribuiu para a comprovação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein. Foi graças a observação de um eclipse solar total no munícipio, em 1919, que cientistas brasileiros e ingleses puderam confirmar aquilo que o físico alemão havia anunciado quatro anos antes.
Segundo a teoria de Einstein, a massa dos corpos deforma o espaço próximo a eles, fazendo com que o caminho da luz, ao passar pelo espaço deformado, deixe de ser uma linha reta por conta do desvio.
Entretanto, a teoria só poderia ser testada e comprovada quando houvesse um eclipse solar total. O fenômeno permitiria que os cientistas observassem as estrelas que estavam atrás do Sol. Se o brilho emitido por elas sofresse um desvio de rota, ao passar pelo espaço deformado pela massa do Sol, a teoria da relatividade seria comprovada.
O próximo eclipse solar estava previsto para ocorrer em 1919, e Sobral foi uma das cidades escolhidas para a observação dos cientistas, já que estava bem no meio da rota geográfica em que a sombra causada pela Lua na frente do Sol seria total. Às 9h da manhã, em 29 de maio de 1919, a cidade de Sobral assistiu à Lua sobrepondo-se ao Sol em um eclipse solar total que durou aproximadamente cinco minutos. Ao todo, 12 estrelas puderam ser registradas pelos cientistas.