Condenado a 300 anos, Maníaco do Parque está prestes a deixar a cadeia

Preso desde 1998, Francisco de Assis Pereira, conhecido como o Maníaco do Parque, foi condenado a quase 300 anos de prisão, mas sua liberação pode ocorrer em 2028 devido à legislação brasileira, que impõe um limite máximo de reclusão de 30 anos. O promotor Edilson Mougenot Bonfim se mostrou preocupado sobre a possibilidade de o serial killer retornar à sociedade.
“É a ciência que diz isso. É unânime na psiquiatria mundial que pessoas que sofram desse transtorno de personalidade antissocial, no mais alto grau, como o dele, são incorrigíveis”, afirmou Bonfim ao portal Migalhas.
Ele alertou que, embora Francisco não apresente periculosidade enquanto está sob vigilância na prisão, sua personalidade permanecerá inalterada após a liberdade. “A partir do momento que, eventualmente, viesse a ganhar a liberdade, a personalidade dele seria a mesma, e logo ali estaria presente o mesmo perigo e o mesmo risco”, completou o promotor.
Durante o julgamento, Bonfim tentou explicar o conceito de “serial killer”, que não era amplamente compreendido no Brasil no fim do Século XX. “Eu precisei viajar para vários países e comecei a me imergir numa doutrina e numa literatura que o Brasil desconhecia”, descreveu. Essa falta de conhecimento complicou a acusação, mas foi crucial para a compreensão do caso.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line