Apoie o DCM

“Congresso da Mamata” viraliza após campanha do PT nas redes

Hugo Motta, presidente da Câmara. Foto: reprodução

A expressão “Congresso da Mamata” ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias, impulsionada por uma campanha do Partido dos Trabalhadores (PT) contra parlamentares que derrubaram um decreto do presidente Lula sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A frase rapidamente viralizou, com usuários acusando o Legislativo de agir contra os interesses do governo em benefício próprio.

O termo passou a ser usado por apoiadores do PT como uma resposta à rejeição do decreto que previa aumento do IOF com fins de arrecadação. A estratégia digital incluiu postagens, vídeos e artes visuais que rotulam o Congresso como beneficiário de privilégios e desconectado das prioridades sociais.

A repercussão nas redes gerou reações de apoiadores do governo. A ativista Kriska Carvalho, uma das idealizadoras da campanha, afirmou em seu perfil no X que “o Congresso escolheu os ricos e atacou os pobres”.

A expressão, popularizada online, reforça a atual disputa entre o Executivo e o Congresso, que tem se intensificado em torno de temas fiscais e da governabilidade. A tendência é que o embate continue ganhando espaço no ambiente digital e nos bastidores de Brasília.