Conheça norueguês criador do sushi de salmão, sucesso até no Japão
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/E/D/GJxheWQaej0ejbpOW58g/eirik.jpg)
O norueguês Bjørn-Eirik Olsen foi o responsável por criar e popularizar o sushi de salmão no Japão, país que até os anos 1980 rejeitava o consumo desta variedade de peixe cru. Atuando no Projeto Japão, iniciativa do governo da Noruega para expandir exportações, ele identificou no mercado de sushi e sashimi a principal oportunidade. “Pude observar que o segmento mais interessante do mercado japonês era o do sushi e sashimi”, explicou à BCC News.
A resistência inicial foi forte. Importadores diziam que “os japoneses não comemos salmão cru”, alegando problemas de cheiro, textura e parasitas. Para mudar essa percepção, Olsen ajudou a rebatizar o produto como Noruwee saamon (salmão norueguês), investiu em marketing e buscou apoio de chefs renomados. A aceitação só ganhou força no início dos anos 1990, quando a indústria do salmão norueguês entrou em crise e precisou encontrar novos compradores. “Toda a indústria do salmão corria o risco de entrar em colapso”, relembrou.
A consolidação veio com a expansão dos restaurantes de sushi com esteira, que atraíram crianças e jovens sem resistência ao peixe. “O salmão norueguês praticamente se popularizou em poucos anos, graças a esta nova forma de comer”, afirmou Olsen. Hoje, o salmão é um dos ingredientes mais populares do sushi no mundo, e a Noruega segue como maior produtora global.
