Conheça o Buraco das Araras, santuário natural de araras-vermelhas e mais de 150 espécies

Uma das maiores dolinas do Brasil, o Buraco das Araras, localizado no município de Jardim, em Mato Grosso do Sul, é hoje uma importante Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Com cerca de 100 metros de profundidade, a cratera abriga mais de 150 espécies de animais silvestres, incluindo jacarés, macacos, sucuris e 120 araras-vermelhas.
O local foi reconhecido como RPPN pelo governo federal em 2007, após iniciativa do proprietário Modesto Sampaio, que decidiu transformar a antiga área de pecuária em uma reserva dedicada à proteção ambiental.
De acordo com estudos, a dolina começou a se formar há cerca de 10 milhões de anos, mas a abertura que vemos hoje surgiu há aproximadamente 300 mil anos. Descoberta em 1912 por trabalhadores rurais da região, a cratera se tornou famosa pela presença das araras-vermelhas que vivem em suas paredes rochosas. As cavidades naturais são essenciais para a reprodução e o abrigo das aves.
A dolina abriga ainda um pequeno lago alimentado por chuvas e nascentes, onde vive um jacaré-do-papo-amarelo. Há também sucuris, roedores, morcegos, cobras, periquitos, pica-paus, joãos-de-barro, andorinhas, além de uma rica vegetação com árvores frutíferas e flores silvestres.