Conheça os quatro fatores que estão por trás de 99% dos infartos e AVCs

Getty Images
Um estudo conjunto entre cientistas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos identificou que 99% dos casos de infarto e AVC estão relacionados a quatro fatores de risco: hipertensão, colesterol alto, altos níveis de açúcar no sangue e tabagismo. A pesquisa analisou dados de 9 milhões de adultos e foi publicada em 29 de setembro no Journal of the American College of Cardiology.
Os pesquisadores constataram que esses fatores precederam quase todos os eventos cardiovasculares, inclusive em mulheres com menos de 60 anos, grupo de menor risco. A hipertensão foi o elemento mais presente, associada a 93% dos casos de ataque cardíaco, AVC ou insuficiência cardíaca, reforçando a importância do controle regular da pressão arterial.
De acordo com Philip Greenland, da Universidade Northwestern, o foco deve estar no gerenciamento dos fatores de risco modificáveis. Segundo ele, compreender e controlar hipertensão, colesterol, glicemia e tabagismo é o caminho mais eficaz para reduzir as doenças cardiovasculares.