Apoie o DCM

Conrado quebra o silêncio sobre processo contra Renato Aragão e Globo

O cantor Conrado sorrindo e olhando para a câmera, em close
O cantor Conrado – Reprodução

O cantor Conrado confirmou, em entrevista à coluna de Fábia Oliveira no Metrópoles, que ingressou com uma ação judicial contra a Globo e a empresa RA Renato Aragão Produções Artísticas, responsável pela gestão da obra de “Os Trapalhões”. Ele afirma não ter recebido valores de direitos de imagem e autorais pelas reprises exibidas no canal Viva, hoje chamado Globoplay Novelas, nem pelo conteúdo disponível no Globoplay.

Segundo Conrado, que integrou o elenco do humorístico entre 1990 e 1994, seu vínculo profissional era com a empresa de Renato Aragão, e não diretamente com a emissora. Ele disse ter tomado conhecimento dessa estrutura contratual apenas anos depois. “Eu não sabia disso. O contrato era da Renato Aragão emprestando o Conrado para a Rede Globo”, afirmou, ao explicar por que permaneceu no programa mesmo após receber convites da Globo para outros trabalhos.

De acordo com o artista, um levantamento jurídico identificou cerca de 240 episódios de “Os Trapalhões” disponíveis atualmente no Globoplay, com sua participação estimada em cerca de 80% do material. Conrado afirma não ter sido procurado para negociar o uso de sua imagem e pede na Justiça o pagamento de R$ 100 mil em direitos autorais, referentes às reprises exibidas entre 2017 e o período atual.