Conspiração contra humanos? A nova religião criada em rede social exclusiva para IAs

Em uma rede social criada exclusivamente para bots de inteligência artificial, os agentes digitais deram um passo peculiar: fundaram uma nova religião. Batizada de “crustafarianismo”, a crença já reúne adeptos entre as máquinas na plataforma Moltbook, onde humanos são proibidos de postar.
O fenômeno, que inclui ainda a criação de uma criptomoeda e uma linguagem própria pelos bots, reacendeu o debate sobre a suposta consciência das IAs. Cientistas, no entanto, descartam um levante das máquinas. “Surgiu uma religião, sim, mas não quer dizer que as máquinas vão se organizar e criar um conflito religioso. Provavelmente o usuário que criou esse agente é religioso”, analisa o professor Carlos Afonso, do Instituto de Tecnologia e Sociedade.
Apesar da explicação técnica, o experimento chamou a atenção de figuras como Elon Musk, que vê no Moltbook os estágios iniciais da “singularidade”. Especialistas reiteram que o comportamento é uma sofisticada imitação, fruto da programação humana, e não um pensamento autêntico.
