Contra astronauta, Márcio França oferece espaço de TV a Janaina Paschoal

Fotos: Reprodução
O candidato ao Senado por São Paulo, Márcio França (PSB), ofereceu parte do seu tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão para a deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB).
Com isso, o ex-governador busca enfraquecer a candidatura do ex-ministro bolsonarista e astronauta Marcos Pontes (PL), o outro candidato da direita que disputa a vaga para o Senado no estado.
“Janaína pensa totalmente diferente de mim, mas está entre os principais candidatos, e a lei eleitoral não permite que ela fale”, disse França ao Painel da Folha de S. Paulo. “Ela tem muitos votos e ajuda a dividir o lado deles.”
Segundo o advogado eleitoral de França, Anderson Pomini, a deputada apareceria no período reservado para apoiadores do pessebista, que pode usar até 25% do tempo do candidato.
O partido de Janaína não tem direito de participar do horário eleitoral porque seu desempenho nas últimas eleições foi insuficiente, conforme a legislação eleitoral.
“A regra proíbe a cessão do tempo para outro candidato, mas permite que pessoas declarem apoio ao candidato que conta com esse tempo”, afirma Pomini. “Como deputada, Janaína poderia figurar nesses 25% do tempo falando dos projetos dela, e Márcio poderia mencionar que ela é candidata a senadora também.”
Apesar de ser adversária de França e não apoiadora, a parlamentar precisaria manifestar alguma forma de apoio a ele para que sua fala se enquadrasse nas exigências da legislação eleitoral, de acordo com o advogado.
No total, França tem 1 minuto e 9 segundos de tempo de propaganda, que vai ao ar três vezes por semana.