Apoie o DCM

Contra os demais partidos de esquerda, PDT vota a favor da urgência para o PL da Grilagem

PL 2633 não prevê novidades para o combate ao desmatamento e à grilagem, podendo ainda beneficiá-los. Foto: Fernando Tatagiba/ICMBio

O PDT fechou questão na noite dessa terça-feira (13) pela aprovação do regime de urgência para que o Projeto de Lei 2633/20, conhecido como PL da Grilagem, possa ser votado rapidamente na Câmara dos Deputados.

O texto facilita a regularização de terras da União sem a necessidade uma vistoria prévia e foi aprovado com 330 votos contra 109 contrários, sendo que PSB, PT, PCdoB, PSOL e Rede votaram contra.

Em plenário, o líder do partido de Ciro Gomes, o deputado federal Pompeo de Mattos, justificou-se:

“Presidente, o PDT vai orientar ‘sim’ e deixar consignado que, na verdade, nós vivemos no país uma narrativa de cada vez mais ocuparem terras públicas invasão, ocupação, enfim, é uma situação que não termina nunca. Então, nós temos que fechar essa porteira. Temos que regrar, regulamentar, regularizar. E esse é o propósito.

Por isso, nós aceitamos esse debate. Nós podemos divergir do jeito de fazer, se é assim ou assado, mas é hora de fechar essa porteira, senão vamos continuar ocupando, invadindo, desmatando. Então, temos que ter regras, até para que tenha segurança jurídica quem é dono, saber quem é quem e separar o joio do trigo.

Esse é o desafio, esse é o propósito, esse é o debate do qual nós não vamos fugir. Embora nós possamos divergir no jeito de fazer, vamos debater para que o assunto seja, finalmente, dirimido e decidido”