Contrariando Bolsonaro, Ministério da Saúde diz que não descarta nenhuma vacina contra Covid-19
Do UOL

O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo de Medeiros, afirmou hoje que o Ministério da Saúde não descarta nenhuma vacina contra a covid-19 que esteja em fase 3 de testes no Brasil, como é o caso da CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac), motivo de disputa entre o governo federal e o estado de São Paulo, e da AstraZeneca/Universidade de Oxford.
“Não existe descarte, abandono ou qualquer coisa que o valha de nenhuma vacina que se encontra em fase 3 [de testes] no Brasil. O governo brasileiro não tem preferência por nenhum laboratório. A nossa preocupação é a eficácia e a segurança da vacina, desde que seja devidamente registrada na agência regulatória, que é a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, disse o secretário em vídeo.
Não é a primeira vez que o Ministério da Saúde diz não ter uma vacina “preferida”, mas recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra a CoronaVac não condizem com essa posição. Em outubro, por exemplo, ele mandou suspender um acordo de intenção de compra de 46 milhões de doses do imunizante, desautorizando o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. (…)