Controlador de tráfego cochila e deixa avião “preso” no ar por 18 minutos

Um voo da Air Corsica que partiu de Paris com destino a Ajaccio, na Córsega, precisou permanecer 18 minutos no ar após o controlador de tráfego aéreo responsável adormecer em serviço. O caso ocorreu na segunda (16) e foi confirmado pela autoridade de aviação civil da França nesta quarta (18).
Segundo o órgão, o avião XK777, um Airbus A320, foi obrigado a realizar quatro voltas sobre o Mar Mediterrâneo antes de receber autorização para pousar. Os bombeiros do aeroporto de Orly foram acionados e descobriram que o controlador de plantão havia cochilado em seu posto de trabalho.
Depois de acordado, o profissional permitiu o pouso em segurança da aeronave. A autoridade de aviação abriu investigação para apurar responsabilidades e classificou o episódio como uma “situação incomum”. O controlador testou negativo para álcool, mas poderá ser alvo de sanções administrativas.
De acordo com a plataforma FlightAware, o voo realizou as manobras de espera antes da aproximação final. Apesar do atraso, não houve risco aos passageiros, que desembarcaram sem incidentes em Ajaccio.