Coreia do Norte é condenada a pagar indenização por morte de jovem

Do Estadão:
O juiz federal Beryl A. Howell, do Distrito de Columbia, condenou a Coreia do Norte a pagar uma indenização de US$ 500 milhões à família do americano Otto Warmbier, na segunda-feira, 24. Ele morreu em junho de 2017 depois de ter entrado em coma enquanto estava preso no país asiático.
“A Coreia do Norte é responsável pela tortura, tomada como refém e assassinato extrajudicial de Otto Warmbier. E pelos problemas enfrentados por sua mãe e seu pai, Fred e Cindy”, determinou o juiz, que considerou que o jovem tinha “grandes sonhos” quando viajou para o território norte-coreano.
O estudante de 22 anos foi detido como turista enquanto visitava a Coreia do Norte e condenado a 15 anos de trabalho forçado. O jovem foi pega roubando um cartaz de propaganda política do hotel em que estava hospedado, em Pyongyang, o que o governo norte-coreano considerou um “ato hostil” contra o Estado.
Ao retornar para Ohio, nos EUA os jovem estava em coma a quase um ano. As autoridades norte-coreanas argumentaram que Warmbier sofreu um surto de botulismo e que lhe deram um remédio para dormir e não voltou a acordar
(…)