Coreia do Norte prepara artilharia perto da fronteira em resposta a drones sul-coreanos

As tensões na península coreana aumentaram neste domingo (13), após a Coreia do Norte colocar suas unidades de artilharia, localizadas próximas à fronteira com a Coreia do Sul, em estado de prontidão. Segundo a imprensa estatal norte-coreana, a medida foi tomada devido à presença de drones que Pyongyang afirma terem cruzado a fronteira.
O governo norte-coreano alega que os drones pertencem ao exército sul-coreano e que sua incursão no espaço aéreo do Norte exige uma resposta militar. A Coreia do Norte acusa a Coreia do Sul de intensificar atividades hostis, incluindo o envio de pacotes e panfletos críticos ao líder Kim Jong Un.
Nas últimas semanas, desertores e ativistas da Coreia do Sul têm lançado balões para o Norte, carregando materiais de propaganda e itens como pen drives com músicas K-pop e dólares. Em retaliação, a Coreia do Norte respondeu com o lançamento de balões repletos de lixo, como cigarros, papel higiênico e fezes, em junho deste ano.
Essa troca de provocações intensificou as tensões entre os países, levando o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, a suspender um acordo de distensão militar firmado em 2018. O pacto visava a reduzir os riscos de um confronto armado ao longo da fortemente armada zona desmilitarizada que divide as duas nações.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

 
		