Apoie o DCM

Coreógrafo Ismael Ivo morre de covid-19 em SP

Reprodução

Nesta quinta-feira (08), o dançarino e coreógrafo Ismael Ivo morreu aos 66 anos de covid-19 em São Paulo.

De origem humilde, nascido na Vila Ema, Zona Leste de São Paulo, foi criado apenas pela mãe, empregada doméstica, que morreu em 2017. Conseguiu bolsas de estudos em escolas de dança moderna e integrar o corpo de dançarinos do Teatro de Dança Galpão em São Paulo.

Depois de um convite da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, começou a dirigir o Balé da Cidade de São Paulo em 2017, sendo o primeiro negro a ocupar o cargo. Ismael Ivo também foi o curador do Programa de Qualificação em Artes de Dança de São Paulo. Em 2018 visitou com sua equipe, vários grupos de dança por cidades paulistas, onde deu palestras, fez apresentações e orientou os processos técnicos de criação. Em junho de 2020, sofreu dois AVC´s (acidente vascular cerebral), que foram revertidos sem sequelas.

O governador João Doria (PSDB) foi às redes sociais prestar solidariedade à família de Ismael. “O Brasil perdeu hoje Ismael Ivo, um dos maiores coreógrafos contemporâneos. Ismael foi diretor da Bienal de Veneza, do Balé da Cidade, e o primeiro estrangeiro a dirigir o Teatro Nacional Alemão. Era um amigo querido. Muito triste. Minha solidariedade aos familiares”, escreveu Doria.

No mesmo dia, o Brasil chegou em mais um triste recorde na pandemia do novo coronavírus. São 4.249 brasileiros mortos nas últimas 24 horas. 345.025 mortos desde o começo da pandemia. São 86.652 casos da covid no último dia. E 13.279.857 casos acumulados.

Confira abaixo a publicação de Doria: