Apoie o DCM

Coronavírus: professores da UFF recomendam lockdown imediato em Niterói

Do A Seguir Niterói

Niterói

A recomendação é de quem conhece o assunto, dos professores do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da UFF, diante do aumento de casos de Covid e mortes em Niterói: adotar com a máxima urgência medidas rígidas de distanciamento social, incluindo a reinstituição de lockdown. Segundo o texto, a pandemia atingiu um novo pico, com 1.113 casos semanais, e a ocupação dos hospitais na cidade chega a quase 80% dos leitos de UTI.

O documento dos docentes alerta que o número de mortes na cidade pode ser maior que os 584 óbitos registrados no boletim da prefeitura no domingo, 20. Informa que pelo Sistema de Informações da Secretaria Estadual de Saúde, Niterói já apresentava, até novembro, 939 mortes com causa básica atribuída ao Coronavírus. Os especialistas advertem, porém, que mesmo tomados os dados da Prefeitura, a taxa de mortes por cem mil habitantes é de 113, um número bastante elevado.

A recomendação dos especialistas é o retorno imediato de medidas de restrição a aglomerações e a circulação de pessoas na cidade, entre elas o lockdonw. De acordo com o documento, o movimento tem sido intenso na cidade, com a taxa de isolamento em torno de 40%, o que favorece o contágio da doença. Durante o período de lockdown em maio o taxa de isolamento chegou a 62%. (…)