Corredora Luisa Giampaoli morre de pneumonia aos 29 anos

Luisa Giampaoli, corredora de 29 anos, faleceu na tarde desta sexta-feira (26). Ela estava internada no Hospital Universitário São Francisco de Paula, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Segundo o marido dela, Eduardo Schmit, Luisa começou a sentir dor de cabeça e problemas de memória no final de junho, levando-a a ser internada no Hospital de Pronto Socorro (HPS).
Inicialmente diagnosticada com leptospirose, Luisa também foi acometida por pneumonia seis dias após sua hospitalização. Em 14 de julho, ela teve alta do HPS para continuar o tratamento em casa, mas seu quadro piorou e, segundo o marido, a última suspeita era de edema cerebral. Segundo o G1, o hospital não divulgou a causa exata da morte.
Luisa teve uma carreira notável no atletismo. Ela integrou a seleção brasileira no Campeonato Ibero-Americano, realizado em maio em Cuiabá (MT). Na última edição da Corrida Internacional de São Silvestre, terminou em 17º lugar na elite, ficando entre as top 10 brasileiras. Além disso, foi campeã e recordista da Meia Maratona Internacional de Florianópolis em 2023.
Na última quarta-feira (24), Schmit havia feito um apelo nas redes sociais por ajuda. Já com a esposa em estado vegetativo, ele tinha a esperança de encontrar uma nova opção no quadro de saúde de Luisa.