Corremos riscos? O buraco negro que devora matéria 2,4 vezes mais rápido, segundo cientistas

O RACS J0320–35 é um buraco negro supermassivo localizado a impressionantes 12,8 bilhões de anos-luz da Terra, e está crescendo a uma taxa que desafia as leis da física. Com uma massa estimada em um bilhão de vezes a do Sol, esse monstro cósmico está se expandindo 2,4 vezes mais rápido que o limite teórico de Eddington, que define a taxa máxima de acúmulo de matéria por um buraco negro.
O Observatório de Raios X Chandra da NASA, responsável pela descoberta, registrou uma taxa de crescimento entre 300 e 3.000 vezes a massa do Sol por ano, um fenômeno que surpreendeu os cientistas. A descoberta foi possível graças à detecção de intensas emissões de raios X emitidas pelo RACS J0320–35.
O buraco negro está acumulando matéria de maneira acelerada, o que desafia as ideias tradicionais sobre a formação e o crescimento desses objetos cósmicos. Historicamente, acreditava-se que existia um limite para o quanto um buraco negro poderia crescer, mas o RACS J0320–35 está provando o contrário.
Esse comportamento fora do comum pode exigir uma revisão das teorias sobre os buracos negros e seus processos de alimentação. Cientistas agora investigam como esse buraco negro está violando o limite de Eddington e o que isso significa para a compreensão da formação de buracos negros nas galáxias.