Apoie o DCM

Cortes no orçamento de 2023 fazem ‘Pedalada do Jair’ bombar na web

Atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

Neste domingo (11) internautas subiram a hashtag “Pedalada do Jair” no Twitter, após a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro aproveitou para editar decreto para desbloquear antes das eleições em outubro, R$5,6 bilhões em emendas que sustentam o orçamento secreto, esquema de transferência de verbas a parlamentares sem transparência.

O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União na noite de terça (6), altera as normas orçamentárias e dá liberdade ao governo para fazer bloqueio e desbloqueio de dotação orçamentária antes da apuração do próximo e último relatório do ano de avaliação bimestral.

O governo Bolsonaro cortou em 59% o orçamento em 2023 do programa Farmácia Popular, que atende mais de 21 milhões de brasileiros com medicamentos gratuitos. As despesas para atendimento da população indígena também sofreram uma “tesourada” de 59%.

De acordo com informações da Agência Estado, como as MPs têm efeito de lei, o governo já pode usar o espaço aberto por elas para liberar as emendas de relator com base no decreto. Segundo o Estadão, sob pressão para devolver as MPs, Pacheco decidiu segurar a tramitação das medidas e cobrar a solução do Ministério da Economia.

Confira alguns tweets:

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link