Apoie o DCM

Cosméticos e produtos de limpeza são suspensos pela Anvisa; confira quais

Desinfetante da linha profissional da Maxx Química. Foto: Reprodução

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu todos os cosméticos e produtos de limpeza da empresa Maxx Química e Sistemas de Limpeza Ltda após constatar irregularidades graves nas condições de fabricação. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (17).

De acordo com a agência, uma inspeção sanitária realizada entre 30 de setembro e 2 de outubro verificou que a empresa não cumpre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação, previsto na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 48/2013, que estabelece normas para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

A Anvisa também constatou falhas semelhantes na produção dos saneantes, como detergentes e outros produtos de limpeza da Maxx Química. Com isso, determinou a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação e uso de todos os itens da marca até que as irregularidades sejam corrigidas.

Na mesma publicação, a agência proibiu os cosméticos capilares Dexe Hair Building Fibers (Fibra Capilar em Pó) e Maycheer Pang Pang Hair Shadow (Maquiagem Capilar em Pó), fabricados por uma empresa não identificada, por serem comercializados sem registro na Anvisa.