Apoie o DCM

Cotas raciais nas universidades são defendidas por maioria dos brasileiros, diz Datafolha

Cotas raciais nas universidades são defendidas por maioria dos brasileiros, diz Datafolha. Imagem: Reprodução.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo DataFolha, em parceria com o Cesop-Unicamp sob a coordenação da Ação Educativa e do Cenpec, cerca de metade da população brasileira é a favor das cotas raciais em universidades públicas. O apoio é ainda maior (em torno de 60%) entre pessoas com filhos em escolas particulares, as quais, teoricamente, não seriam diretamente beneficiadas pelo direito.

A pesquisa aponta que o apoio à essa ação afirmativa é maior e cresce quando os indivíduos são jovens, com maior poder aquisitivo e escolarizados. A aprovação também tende a ser um pouco maior entre a população preta (53%) e parda (52%), do que entre os brancos (50%).

O levantamento foi realizado em março e faz referência às agendas educacionais. Na análise, 34% se posicionaram contrários às cotas raciais, outros 3% se mostraram indiferentes e 12% dos entrevistados alegaram não saber o que responder.

Para a pesquisa, mais de duas mil pessoas foram ouvidas a partir de 16 anos em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link