Apoie o DCM

Covid-19: nova variante XFG tem 46 casos confirmados no Rio

Mulher toma vacina contra a Covid-19 em posto de saúde. Foto: Reprodução

A nova variante da Covid-19, chamada XFG, já circula no Rio de Janeiro, com 46 casos confirmados entre os dias 1º e 8 de julho, segundo análise da Fiocruz em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A cepa representa 62% dos genomas sequenciados no período e indica transmissão local, não sendo importada. Todos os pacientes estavam vacinados e apresentaram apenas sintomas leves.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicou que os sintomas da XFG são semelhantes aos de outras variantes, com duração entre cinco e sete dias. Ele reforçou que a alta cobertura vacinal da cidade, com 98% da população vacinada com ao menos duas doses, tem sido essencial para evitar internações e mortes.

A vacina disponível atualmente nos postos da cidade é a atualizada contra a variante JN.1, mas, segundo Soranz, ela também oferece proteção contra a XFG. A nova cepa está classificada pela OMS como “variante sob monitoramento”, e ainda não há registros de agravamento ou óbitos relacionados a ela.

Apesar do surgimento da nova variante, o panorama da cidade é considerado estável. Até agora, em 2024, foram registrados 5.823 casos de Covid-19, sendo 147 graves e 22 mortes — a maioria em pessoas com imunossupressão ou não vacinadas.