Apoie o DCM

Covid-19: triplica número de internações na rede pública do RJ

Prefeito da capital do RJ, Marcelo Crivella (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Do g1:

Nos últimos dez dias, triplicou o número de internações por Covid-19 em hospitais públicos do Rio de Janeiro. O dado foi citado pelo secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, em entrevista ao RJ2 exibida nesta quarta-feira (8).

“O perfil de internação que aumenta agora para os hospitais públicos. A onda de impacto inicial é entre as pessoas mais afortunadas, nos hospitais privados. Então, nos últimos dez dias, mudou de sete para vinte e um porcento a participação de hospitais públicos nas internações gerais e nos CTIs [Centro de Terapia Intensiva] por conta do Covid”, afirmou o secretário ao RJ2.
Ainda assim, por enquanto, o secretário da pasta garantiu que não há falta de leitos na rede estadual. Santos afirmou que ainda há uma margem para ocupação nos hospitais do estado e disse que mais vagas devem ser criadas em unidades de campanha, que segundo ele ficam prontas no fim do mês.

“Se olhar só para os meus [hospitais], públicos estaduais, eu tenho uma taxa de ocupação que seria na casa de 70%. Ainda temos uma reserva estratégica para lidar com os números e dar tempo dos hospitais de campanha e outras iniciativas possam ficar prontas”, afirmou.

O secretário também destacou ter chamado atenção dele e das autoridades que acompanham os números a quantidade de casos de Covid-19 entre jovens. Aqueles que têm entre 30 e 39 anos são a segunda faixa que mais tem internados.

“O que está chamando atenção aqui no Rio é que a segunda faixa que mais tem internado é a faixa entre 30 a 39 anos de idade. Aquela ideia lá atrás de que sou jovem e que não tem risco pra mim, nesse momento até ele próprio [o jovem] está se arriscando”, explicou Santos.
(…)