Covid: Brancos vacinados representam quase o dobro de negros no Brasil
Da Folha:

Microdados do Ministério da Saúde compilados pela Folha mostram que os brancos (38%) representam quase o dobro dos pardos ou pretos (21%) entre os vacinados até agora. Os amarelos são 12%, os indígenas equivalem a 2%, e outros 27% não tiveram a cor informada.
Em números absolutos, foram 3,9 milhões de doses aplicadas em brancos e 2,2 milhões em negros até segunda-feira (22), considerando apenas a primeira dose. Vale lembrar que esses dados têm uma defasagem em relação às quantidades divulgadas pelos estados.
O primeiro fato que explica essa desigualdade é o perfil dos trabalhadores da saúde, que compõem o maior número de vacinados até agora. Até 2010, censo mais recente do IBGE, só 15% dos médicos e 38% dos funcionários da enfermagem ou parto se identificavam como pardos ou pretos.
A segunda explicação é a distribuição de idade da população em geral. Os brancos representam cerca de seis a cada dez idosos entre 80 e 99 anos no país, outra parcela que já foi majoritariamente imunizada em quase todos os estados.
(…)