Covid: Nicolelis já fala em 3 mil mortes por dia nas próximas semanas
Do UOL

O médico e neurocientista Miguel Nicolelis disse que a possibilidade de o Brasil ultrapassar a marca de 3 mil mortes diárias por covid-19 nas próximas semanas passou a ser real. Ontem, o país teve o dia mais letal de toda a pandemia pelo segundo dia consecutivo e estabeleceu também a maior média móvel de mortes. Foram registrados 1.840 novos óbitos causados pela doença em 24 horas.
Em entrevista ao El País, questionado sobre o que esperar nas próximas semanas, Nicolelis disse que “vamos entrar numa situação de guerra explícita”.
“Nós podemos ter a maior catástrofe humanitária do século 21 em nossas mãos. A possibilidade de cruzar 2 mil óbitos diários nos próximos dias é absolutamente real. A possibilidade de cruzarmos 3 mil mortes diárias nas próximas semanas passou a ser real. Se você tiver 2 mil óbitos por dia em 90 dias, ou 3 mil óbitos por 90 dias, estamos falando de 180 mil a 270 mil pessoas mortas em três meses. Nós dobraríamos o número de óbitos. Isso já é um genocídio, só que ninguém ainda usou a palavra. O que são 250 mil mortes sendo que a vasta maioria poderia ter sido evitada?”, questiona Miguel Nicolelis.
O neurocientista disse ainda acreditar que São Paulo irá colapsar. Ontem, o governo anunciou que todo o estado vai entrar na fase vermelha, o mais restritivo do Plano São Paulo, por duas semanas a partir de sábado (6). Nesta fase, apenas serviços essenciais — como mercados e farmácias — ficam abertos, mas com capacidade reduzida. (…)