Apoie o DCM

Covid: nova variante assusta países; entenda

Profissional da saúde prepara teste de Covid-19 para análise – Foto: Reprodução

Uma nova variante da Covid-19, chamada Stratus (XFG), tem avançado rapidamente no Reino Unido e já representa a maioria dos casos, segundo a UK Health Security Agency. Duas subvariantes, XFG e XFG.3, já circulam de forma dominante na Inglaterra, substituindo a cepa anterior, Nimbus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Stratus como uma variante sob monitoramento, e ela já representa 22% dos casos de Covid no mundo.

Especialistas alertam que a Stratus consegue escapar da imunidade adquirida por infecções passadas ou vacinação, o que aumenta as chances de reinfecção. Apesar disso, a nova cepa não está associada a casos mais graves, segundo médicos britânicos. No entanto, os especialistas destacam que a queda na adesão às doses de reforço pode deixar a população mais vulnerável ao contágio.

Um sintoma inusitado chama atenção na nova variante: a rouquidão. Segundo o médico Kaywaan Khan, esse pode ser o sinal mais visível da infecção. “Uma voz rouca ou áspera pode indicar a presença da cepa Stratus”, afirmou.