Apoie o DCM

Covid: Segunda onda no Sul do Brasil mata mais que a primeira

Pessoas lotam praias de Balneário Camboriú, sem máscara, apesar da região Sul viver seu pior momento da pandemia até agora Imagem: Lucio Rila/Estadão Conteúdo

Do UOL:

O número de mortes por covid-19 voltou a crescer no Brasil na reta final de 2020. Mas, nos estados da região Sul, a alta de dezembro tem um aspecto diferente: este é o pior momento desde o início da pandemia, com recorde de mortes e menos leitos de UTI disponíveis. Fazem parte do Sul os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em dezembro, até dia 28, foram notificadas 4.615 mortes por covid-19 nos três estados do Sul, de acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte. É o maior número do ano. Antes, o pico havia sido registrado em agosto, com pouco mais de 4.000 vítimas. Depois, a doença arrefeceu. Até outubro, as mortes caíram pela metade. Mas, em novembro, voltaram a subir.

Para comparação, o recorde de mortes no Brasil foi registrado em julho, com quase 33 mil vítimas. Depois disso, o número de óbitos foi caindo mês a mês, atingindo 13 mil em novembro. Em dezembro, voltou a subir e já passa de 18 mil. É uma alta de quase 40% em apenas um mês. Ainda assim, é cerca de 40% menor que o pico de julho.

(…)