CPI das Fake News: Relatora vai representar contra Hans River

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BUZZFEED NEWS
A deputada Lídice da Mata (PSB-BA), relatora da CPI das Fake News, disse que vai ingressar amanhã (13) com uma queixa no Ministério Público contra Hans River do Rio Nascimento, que fez declarações falsas sobre a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo.
Hans River foi convocado para depor como testemunha na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) e fez um juramento de falar a verdade. Ele disse que a jornalista, que revelou um esquema de uso ilegal de CPFs para disparo de mensagens por WhatsApp em campanhas eleitorais em 2018, teria se insinuado sexualmente para obter informações.
“É claro que foi machista [a declaração de Hans River]. Quando você não tem o que dizer de uma mulher para desqualificá-la, exatamente faz alguma insinuação sexual. Por isso ele insinuou que ela tinha se oferecido para ele”, afirmou a deputada, em entrevista por telefone ao BuzzFeed News.
(…)
Lídice da Mata também criticou os colegas de parlamento que usaram as declarações de Hans River para atacar a jornalistas nas redes sociais. Em nenhum momento o depoente apresentou prova que corroborasse sua versão de insinuação sexual. Já a Folha de S.Paulo mostrou prints de conversas entre a repórter e Hans River em que ele a chama para sair – e não o contrário–, mas a proposta é ignorada por ela, que, no dia seguinte, descarta o encontro.
(…)