CPI do Swissleaks vai investigar casos de sonegação de brasileiros
A CPI do SwissLeaks, comissão parlamentar de inquérito que foi criada para investigar o envolvimento de brasileiros em supostos casos de evasão de divisas e sonegação fiscal por meio de contas secretas no HSBC da Suíça, vai começar com um pedido de quebra de sigilo fiscal dos correntistas que já foram citados em reportagens sobre o assunto.
O objetivo é saber se, de fato, eles declararam à Receita Federal o dinheiro que depositaram no exterior. O requerimento será assinado nos próximos dias pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), autor da proposta de criação da CPI.
Há uma lista de 8.667 brasileiros que tinham contas numeradas no HSBC da Suíça em 2006/2007. Esta relação faz parte de um conjunto de dados vazados em 2008 por Hervé Falciani, ex-técnico de informática do banco. O acervo, entregue inicialmente ao jornal francês “Le Monde”, é hoje compartilhado entre 163 jornalistas, de 51 países e 63 veículos, que integram o ICIJ, sigla em inglês do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos.