Apoie o DCM

CPMI consegue intimar e marca data do depoimento do “Careca do INSS”

Antônio Carlos Camilo Antunes, o “careca do INSS”. Foto: Reprodução

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conseguiu intimar duas figuras centrais do esquema: Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti. Os depoimentos estão marcados para os dias 18 e 15 de setembro, respectivamente.

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que solicitou à Polícia Legislativa a intimação pessoal de Antunes, já que sua defesa não vinha respondendo às chamadas do colegiado. Ambos são apontados como operadores-chave em um esquema que movimentou bilhões de reais em descontos fraudulentos de aposentadorias.

O escândalo veio à tona após uma série de reportagens, em dezembro de 2023. Foi revelado que associações arrecadaram mais de R$ 2 bilhões em um ano e acumulavam milhares de processos por fraudes em filiações. As denúncias embasaram investigações da Polícia Federal e da CGU, que resultaram na Operação Sem Desconto, deflagrada em abril.

Investigações apontam que Antunes recebia 27,5% de cada desconto aplicado a aposentadorias e fazia pagamentos a parentes de ex-dirigentes do INSS. Já Camisotti controlava entidades que, desde 2021, faturaram mais de R$ 1 bilhão por meio de descontos ilegais. Ambos agora terão de explicar seu papel no esquema à CPMI.