Apoie o DCM

Craque do Barcelona, Yamal é filho de imigrante que luta contra fascismo na Espanha

Lamine Yamal comemora golaço pelo Barcelona na Champions. Foto: Carl Recine

Nesta quarta-feira (30), o jovem Lamine Yamal, de 17 anos, foi o autor de um golaço pela semifinal da Champions League e principal jogador do Barcelona (ESP) no confronto diante da Inter de Milão (ITA), já em seu centésimo jogo pelo clube catalão. Enquanto se consolida entre os principais jogadores do mundo na atualidade, sua família se destaca também pela luta antifascista e contra o racismo fora das quatro linhas.

Com o cabelo descolorido como o de Neymar, que viu de perto entre 2013 e 2017, a promessa se inspira no brasileiro apenas dentro de campo, pois no dia a dia ele segue os passos de seu pai, o marroquino Mounir Nasraoui. O imigrante viralizou, em 2024, ao confrontar fascistas do partido Vox, de extrema-direita, na Espanha. Gesto bem diferente do que podemos esperar de “Neymar Pai”.

Outra diferença de Yamal para o brasileiro está em suas comemorações. Enquanto Neymar faz uma careta com a língua de fora para zombar de quem o critica, o espanhol faz o gesto de 304 com os dedos, em referência ao código postal do bairro periférico de Rocafonda, na cidade de Mataró, uma região pobre na Espanha.

Yamal tem apenas 17 anos, mas já soma o título da EuroCopa, Copa do Rei na Espanha, e é um dos principais atletas do Barcelona que lidera o Campeonato Espanhol e briga por uma vaga no principal torneio de clubes do mundo, a Champions.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line