Apoie o DCM

Cratera na Marginal: “evento raro” é causado por mau uso de moradores, diz Sabesp

Cratera reabre na Marginal Tietê, sentido Castelo Branco. Foto: Divulgação

O diretor de engenharia da Sabesp, Roberval Tavares, responsabilizou o uso inadequado da rede de esgoto pelos moradores, que estariam enviando água da chuva para o sistema de escoamento de esgoto, pela reabertura da cratera na Marginal Tietê.

Segundo a Sabesp, o novo solapamento ocorreu após o rompimento de uma caixa de inspeção localizada a 18 metros de profundidade. Essa estrutura faz parte de um interceptor que leva esgoto da zona norte até a estação de tratamento em Barueri.

A companhia alega que o excesso de água de chuva na rede de esgoto — provocada por ligações irregulares — aumentou a pressão e danificou a estrutura. “Os dois eventos ocorreram em dias de chuva intensa, o que indica presença anormal de água pluvial na rede de esgoto”, disse Roberval em entrevista.

A Sabesp informou que, após o reparo provisório feito há 30 dias, agora será realizada a substituição completa da caixa danificada e a construção de um novo poço de visita. Roberval Tavares classificou o colapso como um “evento raro” e defendeu a decisão anterior de apenas restaurar a estrutura temporariamente.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line