Apoie o DCM

Criador do Facebook diz ser “loucura” que rede social influenciou vitória de Trump

Da BBC Brasil:

O criador do Facebook, Mark Zuckerberg rechaçou ontem as acusações de que sua rede social contribuiu para a vitória de Donald Trump na eleição presidencial americana por não ter filtrado notícias falsas ligadas à rival do candidato republicano, a democrata Hillary Clinton.

Em uma palestra na Techonomy, uma conferência sobre tecnologia realizada na Califórnia, o bilionário americano disse que o Facebook não pode ser responsabilizado pelo desfecho do pleito.

“A ideia de que notícias falsas no Facebook influencieram a eleição é maluca. Quem acreditar nisso não entendeu a mensagem que os simpatizantes de Trump tentaram mandar nessa eleição”, disse o empreendedor.

Pesquisas nos EUA mostraram que histórias falsas foram bem mais compartilhadas no Facebook do que artigos as contestando. Isso em um momento em que, para muitos americanos, a rede social está se transformando na fonte primária de consumo de notícias.

Na opinião de especialistas, o conteúdo do news feed é “calculado” por um algoritmo levando em conta os interesses do usuário e isso pode criar uma espécie de “bolha” que deixa de fora diferenças de opinião.

(…)