Apoie o DCM

Criança morre após cadeirinha ser arremessada em acidente; saiba como evitar erros

Cadeirinha após ser lançada de veículo em acidente no Paraná. Foto: Divulgação

Uma criança de dois anos faleceu após um acidente na BR-376, em Paranavaí, no Paraná, no domingo (21). O carro, que capotou, fez com que a cadeirinha infantil em que a criança estava fosse arremessada para fora do veículo, resultando na tragédia.

O caso destaca a importância não só de escolher uma boa cadeirinha infantil, mas de instalá-la corretamente para garantir a segurança das crianças no trânsito. Segundo as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é essencial seguir as recomendações sobre tipo de cadeirinha de acordo com a idade, peso e altura da criança, além de evitar erros que podem levar a consequências fatais.

Caso as orientações não sejam seguidas corretamente, os responsáveis podem ser multados em R$ 293,47, com perda de sete pontos na CNH e retenção do veículo. A escolha da cadeirinha correta depende de diversos fatores, e os pais frequentemente têm dúvidas sobre o tipo ideal.

Além das faixas etárias, o Inmetro certifica os produtos e os classifica por grupos de acordo com idade, peso e altura, com alguns modelos abrangendo mais de um grupo, permitindo seu uso por mais tempo. A instalação correta e o uso de uma cadeirinha apropriada são fundamentais para evitar acidentes e garantir a proteção das crianças no trânsito.