Apoie o DCM

Criança morre após participar de desafio de autoasfixia no Tiktok

Logo do TikTok aparece na tela de celular – Foto: Reprodução

Um menino de 12 anos chamado Sebastian morreu após participar do “blackout challenge”, um desafio que incentiva a autoasfixia, nas redes sociais. O caso ocorreu em Castleford, no Reino Unido, e foi confirmado por familiares em uma campanha no GoFundMe para arrecadar fundos para o funeral. Segundo as autoridades, ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu.

A polícia de Yorkshire West informou que foi chamada pelos bombeiros para uma ocorrência envolvendo a segurança de uma criança em Manor Grove. As investigações estão em andamento, mas o caso não está sendo tratado como suspeito. Em depoimento na página de arrecadação, a organizadora afirmou que Sebastian era um menino “gentil, sorridente e criativo”, que tocava instrumentos musicais de forma autodidata.

O “blackout challenge” ganhou popularidade em redes como o TikTok e desafia jovens a restringirem o oxigênio até desmaiar. Especialistas alertam que a prática pode causar danos cerebrais e até morte. Casos semelhantes têm sido registrados nos últimos anos.