Crianças de 5 anos terão aulas de manuseio de armas em estado dos EUA

Crianças a partir de 5 anos de idade passarão a ter aulas obrigatórias de segurança com armas no Tennessee, nos Estados Unidos. A medida faz do estado o primeiro do país a implementar uma lei desse tipo, com o objetivo declarado de “responder a tiroteios em escolas”. O curso começará nas escolas públicas no próximo ano letivo e seguirá até a conclusão do ensino médio.
De acordo com as diretrizes do Departamento de Educação, os alunos entre 5 e 8 anos devem ser capazes de identificar partes de uma arma, como gatilho e cano, além de distinguir entre armas falsas e reais. Também será exigido que aprendam a “demonstrar uma atitude responsável em relação a armas de fogo”. O texto da lei proíbe o uso de munição ou disparos reais e orienta que os instrutores mantenham neutralidade política.
As aulas poderão contar com apoio de policiais e especialistas em saúde pública. Outros estados, como Utah e Arkansas, já aprovaram leis semelhantes, mas sem a obrigatoriedade estabelecida pelo Tennessee. Nos EUA, as armas de fogo são a principal causa de morte entre crianças e adolescentes, segundo dados de saúde pública.