Apoie o DCM

Crimes caem nas ruas, mas aumentam na internet e no ambiente doméstico

Crimes virtuais disparam no Brasil, com destaque para golpes aplicados por celular – Foto: Reprodução

Crimes cometidos nas ruas, como furtos, roubos e homicídios, apresentaram queda significativa em 2024, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. As mortes violentas caíram 5,4%, totalizando 44.127 registros. “Todos os crimes que envolvem algum tipo de violência no espaço da rua caem e caem de forma bastante significativa”, afirmou Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum. No entanto, os crimes migraram para outros espaços: dentro de casa e nas telas dos celulares.

O estelionato por meios eletrônicos cresceu 17% em um ano e acumula alta de mais de 400% desde 2018. O país registrou quatro golpes por minuto em 2024. “É muito mais rentável e menos perigoso cometer crimes virtuais”, explicou Renato. O celular virou o principal alvo: mesmo com a queda de 12,6% nos furtos e roubos de aparelhos, a internet se tornou o principal canal para golpes e fraudes, alimentados pela exposição nas redes sociais.

Fora das ruas, o Brasil também viu recordes de crimes contra mulheres. Foram 1.492 feminicídios e o maior número histórico de estupros, sendo 77% contra vulneráveis. As tentativas de feminicídio subiram 19%. “O feminicídio é o resultado final de uma série de conflitos que vão acontecendo no espaço doméstico e que ganham muito pouca atenção do poder público”, afirmou Renato Sérgio de Lima.