Apoie o DCM

Criminosos armados invadem e atiram 29 vezes na aldeia de cacique Raoni

Cacique Raoni Metuktire, da tribo Kayapó em evento realizado em Bordeaux, França | Nicolas Tucat/AFP

De Fabiana Mendes no Olhar Direto.

O Instituto Raoni denunciou um atentado cometido contra aldeias indígenas localizadas no município de São José do Xingu (a 931 quilômetros de Cuiabá), na noite de segunda-feira (24). Dois homens foram até o local e atiraram diversas vezes em direção das terras. 

O episódio aconteceu por volta das 19h. Segundo informações do Instituto Raoni, dois indivíduos armados, em uma caminhonete Hillux, de cor preta, destruíram a barreira sanitária construída pelos próprios indígenas para manter o isolamento social dos 2.423 Mebengokrê no período da pandemia da Covid-19.

Após destruírem a barreira, os homens efetuaram 29 tiros e invadiram a terra indígena Capoto/Jarina, onde mora o cacique Raoni Metuktire, liderança indígena do Parque Indígena do Xingu. Na sequência, seguiram até a aldeia Piaraçu e colocaram em risco a vida dos 327 Kayapós que lá vivem.

Após os atentados, eles fugiram em alta velocidade rumo à cidade de São José do Xingu. Apesar da apreensão da comunidade, ninguém ficou ferido no ataque. As lideranças da aldeia Piaraçu acionaram a polícia, que esteve no local. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso é apurado.

Diante da situação, os indígenas estão mantendo distância da entrada do território para que não sejam surpreendidos por um novo ataque.

(…)