Apoie o DCM

Crise na Globo: emissora demite mais 3 jornalistas veteranos

Sede da Globo. Foto: Reprodução

A TV Globo demitiu mais três jornalistas veteranos da casa em seu segundo dia de cortes. A emissora tem promovido demissões em massa por conta dos altos salários de funcionários mais antigos. A informação é do Notícias da TV.

Dessa vez, os jornalistas Fábio William, César Galvão e Fabio Turci. Só nesta quarta (5), mais de dez profissionais já foram demitidos e a emissora planeja fazer outras despensas nas próximas semanas.

Fábio William e César Galvão

William atuava na emissora desde 1996, quando estreou como repórter e apresentador do Jornal das 10 na GloboNews. Dois anos depois, ele passou a integrar a equipe do Bom Dia Brasil e do Jornal da Globo. Posteriormente, ele se tornou repórter especial do Jornal Nacional em Brasília (2003) e âncora do DF1 (2011), além de plantonista no Jornal Hoje.

Especializado em coberturas relacionadas a violência e segurança pública, César Galvão estreou na Globo em 1999. Ele já havia passado pela CBN e pela Rede Manchete anteriormente e finalizou sua carreia na Globo em telejornais locais de São Paulo.

Turci é, entre os três, o que tinha a carreira mais curta na casa. Ele estreou na Globo em 2003 e participou de coberturas importantes em São Paulo pela emissora. Também foi correspondente em Nova York, entre 2014 e 2018, e retornou ao Brasil para fazer reportagens e cobrir folgas no SP1 e SP2.

Fabio Turci

Zelda Mello foi chamada para uma conversa com a diretora de Jornalismo em São Paulo e saiu emocionada da reunião. Colegas concluíram que ela havia sido demitida, mas a jornalista prossegue como contratada da emissora.

A Globo tem promovido desligamentos no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília. Entre os nomes que deixam a emissora estão Márcia Corrêa, editora-chefe do Bom dia São Paulo; Márcia Witczak, editora e apresentadora da agenda cultural do DF1; e Anna Karina Bernardoni, chefe de programas e supervisora-executiva de projetos especiais.

O site g1 também sofreu com cortes. Os jornalistas Sávio Ladeira, Edmundo Silva, Olivia Henriques e Marta Cavallini também foram demitidos. Na GloboNews, uma editora foi demitida: Lúcia Carneiro.

Alguns jornalistas que foram alvos da demissão em massa já se despediram da emissora nas redes sociais. Eduado Tchao diz que a emissora “quer economizar”.

A Globo afirma que as demissões dos jornalistas fazem parte da “disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link