Apoie o DCM

Crise: SBT corta novela infantil para tentar recuperar fracasso na audiência

Mel Summers e Elam Lima como Anna e Paulo em ‘A Caverna Encantada’ do SBT – Foto: Lourival Ribeiro/SBT

O SBT anunciou que o último capítulo da novela infantil A Caverna Encantada será exibido no dia 5 de setembro. Com quase 300 capítulos, a trama registra média de apenas 3 pontos de audiência na Grande São Paulo, o pior desempenho desde que a emissora retomou a produção de novelas infantis em 2012. Ainda não há definição oficial sobre o que ocupará o horário, mas as opções vão de reprises de Chaves a uma versão estendida do Aqui Agora.

A emissora decidiu desativar temporariamente o núcleo de dramaturgia, mas garante que continuará investindo no setor. Profissionais dispensados foram avisados de que podem ser recontratados em 2026. Neste período, o SBT concluiu as gravações da série Quem Vai Ficar com Mamãe?, com Lidi Lisboa, Joaquim Lopes e Juliano Laham no elenco, prevista para ir ao ar no próximo ano.

Para o futuro, a emissora estuda parcerias com empresas como a Disney para coprodução de novelas e séries, além de projetos internos como sitcoms e uma possível novela de época. Iris Abravanel seguirá como autora. O último folhetim do gênero produzido pelo canal foi Amor e Revolução, em 2011.