Crise: TV Cultura atrasa salários e cancela 8 programas

A TV Cultura anunciou o cancelamento temporário de oito programas devido à falta de verba, surpreendendo suas equipes na noite de quarta-feira (4). A emissora, gerida pela Fundação Padre Anchieta, enfrenta uma “diminuição de receitas” e substituirá os programas cancelados por reprises. O Governo do Estado de São Paulo, por sua vez, nega cortes no orçamento e afirma ter aumentado o investimento em 10% em relação a 2023.
Em nota, a emissora informou que a suspensão dos programas é uma medida temporária. “Devido à diminuição de receitas da TV Cultura, a emissora irá suspender a gravação de alguns programas de sua grade, temporariamente. A maioria dessas produções continuará no ar por meio de reprises”, afirmou. O Governo de São Paulo confirmou um aporte de R$ 104 milhões para 2024, indicando um aumento no orçamento em relação ao ano passado.
Nos bastidores, a situação é tensa, com profissionais do canal demonstrando preocupação. Há um mês, colaboradores com contratos como PJ não receberam o pagamento de agosto na data acordada, o que gerou dificuldades. Os sindicatos de jornalistas e radialistas estão monitorando a situação, e Thiago Tanji, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, expressou preocupações sobre possíveis cortes na comunicação pública do Estado.