Cristo, metrôs e Borba Gato: compare os tamanhos com o túnel cavado pelo idoso de MG

João Pimenta da Silva, de 71 anos, morreu após cair no buraco que escavava em busca de ouro, conforme relatos de vizinhos. O acidente ocorreu na tarde de quinta-feira, 4 de janeiro, em Ipatinga, no Vale do Aço, Minas Gerais.
O buraco, com cerca de 40 metros de profundidade, é comparável à média de profundidade das estações de metrô de São Paulo. Por exemplo, a estação Pinheiros possui pouco mais de 31 metros, segundo a Metrô CPTM. No Rio de Janeiro, a estação Cardeal Arcoverde, conhecida como “batcaverna” devido à sua profundidade, tem apenas 2 metros a mais que os 40 metros estimados pelos bombeiros no poço caseiro.
Outras comparações possíveis são com o Cristo Redentor, que tem 38 metros, na capital fluminense e com a estátua do Borba Gato, que tem 13 metros, em São Paulo. O buraco cavado pelo idoso é maior do que o monumento do Rio de Janeiro em 2 metros e é 3 vezes maior que a homenagem ao bandeirante.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o idoso teria iniciado as escavações há cerca de quatro meses, após sonhar com a existência de um “tesouro”.
Confira:
Vídeo mostra o poço de 40 metros feito por idoso de 71 anos, que acabou morrendo ao cair no buraco em MG. Gravação obtida com exclusividade com vizinhos mostra o buraco feito por João Pimenta da Silva, de 71 anos. Após um sonho e a profecia de um "espírito", homem ficou obcecado… pic.twitter.com/xzhzubsXU5
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) January 5, 2024