Cristovam Buarque vem se empenhando numa tentativa de apaziguamento entre Marina Silva, liderança da Rede Sustentabilidade, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para o ex-senador, é importante que haja uma reconciliação entre ela e o pré-candidato à presidência nesse momento de tentar derrotar o bolsonarismo.
Tanto Cristovam quanto Marina participaram do governo Lula, respectivamente como ministro da Educação e ministra do Meio Ambiente.
A ex-ministra saiu do PT em 2008 e rompeu com a sigla em 2014, durante a campanha eleitoral. Na ocasião, após perder a eleição no primeiro turno, anunciou seu apoio ao então candidato Aécio Neves (PSDB) contra Dilma Rousseff (PT).
A explicação dela foi que sofreu ataques da campanha petista e por isso decidiu se afastar da cúpula do Partido dos Trabalhadores. Só que Lula tem sinalizado que quer dialogar com a ex-companheira de partido, mas ela vem resistindo a ideia.
Porém, recentemente, Marina se solidarizou com Lula após seu carro ter sido cercado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante uma visita a Campinas, no interior de São Paulo.
Vale destacar que a Rede faz parte do grupo de apoio da pré-candidatura de Lula.
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva